sábado, 24 de setembro de 2011

ANÁLISE DOS CURSOS DE HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES DO BRASIL - Grupo 3

ANÁLISE DOS CURSOS DE HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES DO BRASIL

As universidades analisadas foram: Universidade federal de Tocantins (UFT), Universidade federal do Rio grande do Sul (UFRGS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a Universidade Federal de Goiás (UFGO).

Universidade Federal do Tocantins – UFT (região norte)

A licenciatura em história da UFT objetiva formar o profissional licenciado com capacidades para dominar as linhas gerais do processo histórico e suas diversas dimensões, com base nos avanços da ciência histórica, contribuindo com a formação de novos docentes para a chamada pela UFT ''segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio", utilizando para isso cadeiras no 2º, 3º e 4° períodos chamadas Investigação da prática de pesquisa histórica I, II e III, respectivamente.

Busca ainda fornecer diretrizes e meios para nortear o trabalho do corpo docente da área de história, propor ações conscientes e reflexivas sobre o ensino, a pesquisa e extensão e aplicar os conhecimentos das ciências humanas, em geral, e da história, em específico, no desenvolvimento diário da formação dos licenciados e oportunizar o debate historiográfico, incluindo novas abordagens, que visam o conhecimento da pluralidade histórica, utilizando disciplinas como Historiografia no 3º período e metodologia da pesquisa em história no 5º período.

O curso procura ainda, pontuar a condução das atividades acadêmicas, com vistas a alcançar uma formação consciente e critica do corpo discente, através das matérias como Introdução aos estudos históricos e teoria da história, no 1º e 2º períodos, respectivamente. Destaca-se também o campo de pesquisa e extensão, onde o curso de história pode atuar em níveis regionais e nacionais, proporcionando um espaço para discussões das problemáticas da sociedade enquanto processo objeto-síntese da história.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

O curso de História desta universidade forma pesquisadores e professores “com uma visão ampla, empírica, teórica e metodológica de fatos e tendências do passado e do presente”. Ofício do historiador segundo a universidade é de registrar e interpretar a “dinâmica social”, construindo assim a “memória popular”. Dentre várias disciplinas em sua grade, possui “Introdução à História”, que tem por função mostrar ao aluno características do conhecimento histórico quanto aos seus aspectos temáticos, metodológicos e técnicos no sentido de aproximá-los dos conteúdos historiográficos, além dessa disciplina possui também “Teoria e Metodologia da História I e II”, a primeira analisa a história enquanto disciplina científica com debates teóricos-metodológicos, abordando também a Escola Metódica, o positivismo, o relativismo e a Escola dos “Annales”. A segunda traz debates-metodológicos do conhecimento histórico a partir do Século XX, abordando o marxismo contemporâneo, a nova história e a micro-história.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

O curso de História da Universidade de São Paulo(USP),está dividido em duas habilitações:bacharelado e licenciatura.A primeira habilitação é ministrada nos períodos noturno ou vespertino,dependendo da escolha do candidato,enquanto a segunda é ministrada em período integral.

O primeiro período ideal do curso de bacharelado em História conta,em sua grade curricular,com a disciplina de Metodologia da História I,que aborda os elementos necessários para a compreensão da natureza do conhecimento histórico,analisando as várias metodologias presentes na produção historiográfica dos séculos XIX,XX e XXI.Algumas diretrizes básicas devem ser consideradas em seu encaminhamento,como o tratamento histórico da produção historiográfica,onde estejam as questões centrais do procedimento do historiador.O método de avaliação da disciplina é feito através de prova ou trabalho escrito.A avaliação tem como objetivos identificar a capacidade do aluno em sistematizar dados;compreender os conceitos estudados e trabalhados,formulá-los e transferi-los;ler os diversos tipos de fontes e desenvolver narrativas.A bibliografia da disciplina é composta por obras de Hannah Arendt,Bloch,Boutier,Bourdé,Hervé Martin,Burke,Georges Duby,Héctor Pérez Brignoli,Ronaldo Vainfas,Roger Chartier,Jean Chesneaux,Foucault,Freud,LeGoff, Marx,Engels,Nietzsche,Vidal-Naquet,entre outros.

O bacharelado em História ainda conta com a disciplina de Metodologia da História II,que dá continuidade à Metodologia da História I.A Metodologia da História II é ministrada no segundo período ideal do curso.Seu objetivo é praticar a análise historiográfica a partir de instrumentos conceituais básicos e de diferentes abordagens sobre um tema,um autor ou uma problemática,que são escolhidos pelo docente responsável.Sua bibliografia conta com obras de Marilena Chauí,Walter Benjamin,Lucien Goldmann,Lefebvre e dos já citados acima:Le Goff,Freud,Nietzsche,Marx,Engels,entre outros.

A Teoria da História é ministrada no sétimo período ideal do curso e tem como objetivo analisar as especificidades das ciências humanas e os sedimentos sócio-culturais que fundamentam as teorias da História.Introduz questões sobre as Filosofias da História,Teorias da História e as teorias da Historiografia no século XIX e primeira metade do século XX;sobre a institucionalização dos estudos históricos nas universidades e institutos de pesquisa e aborda as questões teóricas que encaminharam o processo de fragmentação do campo historiográfico.Obras de White,Rüsen,José Carlos Reis,Veyne,Hunt,Hundlin,Falcon e muito outros,compõem a sua bibliografia.

Universidade Federal de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) tem em sua grade o curso de história nas modalidades Licenciatura e Bacharelado com durações de Oito períodos e sete períodos respectivamente. O curso da UFG visa de uma forma bem dinâmica forma um profissional em história bem atualizado com as correntes historiográficas dos últimos anos e como os novos problemas e desafios que trás a ciência histórica, nem considerada, mas ciência por algunhas correntes pós-modernas. O curso tem um objetivo como já dito colocar o futuro profissional da história em contato com as diferentes Teorias e métodos da história como fica claro na Emenda do curso: Art. 4º - O curso de História - modalidade Bacharelado, tem como Núcleo epistemológico o processo de conhecimento histórico e suas diferentes teorias, Habilitando para a sua inserção em pesquisas de alto nível.

A principal cadeira teórico-motodológica do curso está em TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA I, II e III. Cadeiras que trazem uma avaliação histórica, conceitual sobre os principais pensadores e correntes históricas dos gregos passando por Comte até Marx os Annales e a História nova, as cadeiras se propões á analisar todas essas correntes e os diferentes métodos por elas empregados como o Materialismo Histórico de Marx, as teorias da objetividade da escola metódica ou positivista, as gerações do Annales e as correntes mais atuais como a história nova. Como na sua grade docentes bons profissionais, o que chama um pouco a atenção é o número de professores como algum tipo de pós-graduação em história cultura uma tendência entre os historiadores contemporâneos só para citar a coordenadora do curso a DR. Heloísa Selma Fernandes Capel, é uma grande referencia no estado de Goiás em historia cultural.

No mais o que chama á atenção no curso é a não inclusão da famosa cadeira de LANGLOIS e SEIGNOBOS introdução aos estudos históricos. O curso que passou por uma Recente reformulação em 2005 não mais inclui esta cadeira visto que segundo eles a cadeira de teoria e metodologia da História já supriria o conteúdo epistemológico necessário, Ou seja, o caráter histórico dessa cadeira não foi “desprezado”, porém na UFG ela não é mais enxergada como essencial vista que na descrição de teoria e metodologia da história I, deixa bem claro seu caráter historicista tratara bem do assunto como vemos a seguinte: A história da historiografia Dos seus Primórdios aos dias atuais. As historiografias greco-romana e cristã-medieval: do

Mitológico ao teológico. O humanismo renascentista. Cartesianismo e reação anticartesiana

Na historiografia. As perspectivas iluminista e romântica. As Filosofias da

História. A História erudita. A História entre a Filosofia e a Ciência. A Escola metódica e o

Positivismo. O cientificismo. As vertentes do historicismo. As correntes do marxismo e o

Estruturalismo. A Escola dos Annales e a Nova História. A História Social e dasMentalidades. A Micro-História e o Cotidiano. A História da Idéias. A História Cultural.

O que pode e deve ser destacado também é a escolha de bibliografia do curso que atende bem o que se pretende e as exigências da metodologia como autores como: Le Goff, Gramsci, Bloch, Derrida, Fernand Braudel, Hobsbawm, Foucault, Comte, Karl Marx, entre tantos outro só para citar alguns. Mostra como foi bem contemplada as maiores correntes historiográficas dos últimos cento e cinqüenta anos traz ainda mais um caráter bom para o curso, que também reflete a “boa” condição da universidade, claro boa em nível de Brasil, porém como um curso de ciências humanas e junto a isso a história ter seu caráter social o CHFC da UFG carece de mais verbas e mais pesquisas, mas mesmo com isso constitui o bom curso de história.

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

O curso de licenciatura em história da Universidade Católica de Pernambuco é oferecido nos turnos: manhã e tarde e tem carga horária de três mil e trinta e cinco horas. O corpo docente é formado por doze mestres, cinco doutores e dois especialistas.

O curso conta com a assistência de do Núcleo UNICAP de estudos da mulher (NUEMU) que visa reunir documentos e bibliografias relativas à participação da mulher nos movimentos sociais, culturais, políticos, econômicos e etc. A católica também tem o Núcleo de Pesquisas Frei Caneca que já concentrou seus estudos na área da história do Nordeste e de Pernambuco. Temas ligados à história das religiões são constantemente abordados e muitos alunos passam a se interessar no curso de mestrado e Ciências da Religião. O Núcleo conta com um acervo bibliográfico de mais de mil livros.

Curso possui as disciplinas “metodologia da história” com carga horária de 60 horas e é cursada no primeiro período. E “teoria da história” a qual possui carga horária de 60 horas e normalmente é cursada no oitavo período.

Um comentário:

Isabel Guillen disse...

Gente... façam uma introdução e principalmente uma conclusão na qual vocês discutam, comparam ou analisam os dados. Mas o trabalho está bom...