terça-feira, 5 de outubro de 2010

Revolução cibernética

Seguem algumas dicas do que ler sobre a "revolução cibernética" que vivemos.
Santos, Laymert. Revolução tecnológica, internet e socialismo
Boa leitura!

domingo, 3 de outubro de 2010

História e tempo presente.

Dei uma olhadinha nos blogs que os alunos de Introdução aos Estudos Históricos estão escrevendo, por minha sugestão. E fiquei surpresa com as coisas interessantes que estão surgindo por lá, em termos de temas e sugestões de abordagens desses temas. De impressões ligeiras à insights sobre a cultura política do Brasil na contemporaneidade, acredito que este meu (ou nosso?) "experimento" pode, no mínimo, resultar em algumas considerações:
1. Somos todos gente muito interessante!
2. Se lerem os blogs dos seus colegas verão que suas preocupações são muito parecidas... e isto não é motivo de riso, mas de análise. Questões geracionais? É bem possível responder seguindo essa ordem de raciocínio. Mas também é possível pensar qual o lugar que o ensino universitário ocupa na vida destes jovens. Ou que deveria ocupar?
3. Como se trata de uma universidade pública, ela não poderia ser aquilo que vocês querem? Por que não?
4. Ou será que devemos tratar a universidade como temos tratado a política - um assunto tão longe da nossa vida cotidiana que se transforma apenas em excelentes oportunidades para os políticos ganharem fortunas de modo fácil?

De que modo a história pode ajudar, ou contribui para, mudar a política, a universidade e também nossas vidas?