segunda-feira, 15 de abril de 2013

François Dosse. O desafio biográfico.


François Dosse.

Entrevista para a Revista Brasileira de História
Resumo: François Dosse, historiador francês, nasceu em Paris numa família de classe média, e desde cedo se interessou por política, vinculando-se quando jovem ao trotskismo. Estudou sociologia e história na Université de Vincennes - Paris VIII. Aprovado no exame de Agrégation, lecionou vários anos nos liceus de Pontoise e Boulogne-Billancourt. Foi Maître de conférences no IUFM (Instituto de Formação de Mestres) de Versailles e no de Nanterre. Foi aprovado no exame para dirigir pesquisas em 2001, quando produziu um trabalho sobre Michel de Certeau e consolidou sua orientação para a área de teoria da história e historiografia. A convite de Henri Rousseau, vinculou-se ao IHTP, onde participou de vários seminários voltados à epistemologia dos estudos sobre o tempo presente. Publicou inúmeros trabalhos nessa área, focalizando especialmente biografias de intelectuais como Paul Ricoeur e Pierre Nora. Atualmente é Professor no IUFM de Créteil.
Resenha de Solano para a revista Fenix

BIBLIOGRAFIA

A História, Edusc.
A História do Estruturalismo.História e ciências sociais, Edusc.A História em Migalhas: dos Annales à Nova História.O Império do Sentido: a Humanização das Ciências Humanas.
Gilles Deleuze e Felix Guattari. Biografia Cruzada.
O Desafio Biográfico.

domingo, 14 de abril de 2013

Tiempo pasado, de Beatriz Sarlo.

Seguem algumas indicações de entrevistas e resenhas sobre o livro Tiempo pasado, da crítica cultural argentina, Beatriz Sarlo.

Chega de subjetividade, por Denise Mota, entrevista publicada na revista Trópico.

Fernando C. Boppré. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva: um contraponto ao boom da memória nos estudos históricos. Revista Esboços, da UFSC