quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A formação do Estado Nacional no Brasil: um debate historiográfico.

GRAHAN, Richard CONSTRUINDO UMA NAÇÃO NO BRASIL DO SÉCULO XIX: VISÕES NOVAS E ANTIGAS SOBRE CLASSE, CULTURA E ESTADO. Diálogo. UEM, v. 05, n. 01, 2001.


HOLLOWAY, Thomas H. COMENTÁRIO A “CONSTRUINDO UMA NAÇÃO NO BRASIL DO SÉCULO XIX: VISÕES ANTIGAS E MODERNAS SOBRE A CLASSE, A CULTURA E O ESTADO”, DE RICHARD GRAHAM
Disponivel em: http://www.dialogos.uem.br/

SCHWARCZ, Lilia K. Moritz UM DEBATE COM RICHARD GRAHAM OU “COM ESTADO MAS SEM NAÇÃO: O MODELO IMPERIAL BRASILEIRO DE FAZER POLÍTICA”

Disponivel em: http://www.dialogos.uem.br/

GRAHAN, Richard . RÉPLICA.
Bibliografia complementar
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem/ Teatro de sombras. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1996.
MATTOS, Ilmar. Rohloff de. Tempo Saquarema. São Paulo, HUCITEC, 2003.

Historiografia - Instituto Hístórico e Geográfico Brasileiro.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO
ou como se deve escrever a História do Brasil
"(...) dotar o país de um passado único e coerente. Nesse sentido, os fundadores do IHGB teceram a memória nacional tendo como fio condutor a idéia de continuidade. No seu entender, o Estado estabelecido em 1822 se constituía no legítimo herdeiro do Império português. Legado que se sustentava desde o idioma de Camões até a presença de um representante da dinastia de Bragança no tgrono brasileiro, passando naturalmente pelo regime monárquico. Por essa ótica, a Independência foi percebida como um processo natural, livre dos 'traumas e dos furores democráticos' que agitavam as repúblicas vizinhas, sucessoras das colônias espanholas. Na verdade, o esforço por melhor articular o presente (e também o futuro) ao passado estava intimamente ligado à necessidade de oferecer sustentação ao projeto de consolidação do império."
Lúcia Guimarães. in: VAINFAS, R. Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro, Objetiva, 2002, p. 380.
Artigo que será discutido em sala: dia 08/08/2008
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. A disputa pelo passado na cultura histórica oitocentista no Brasil, in: CARVALHO, José Murilo de. Nação e cidadania no Império: novos horizontes.Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007.

Bibliografia complementar
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos. n. 01, 1988. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. D. Pedro II um monarca nos trópicos. São Paulo, Companhia das Letras, 1998. Cap. 07.
WEHLING, Arno. Estado, História, Memória: Varnhagen e a construção da identidade nacional. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999.
MARSON, Izabel Andrade. Política e Memória: a Revolução Praieira e suas fontes. Idéias. Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Ano 05, n. 01, jan/jun 1998, p. 75-129.
HOBSBAWN, Eric. A questão do nacionalismo. Nações e nacionalismo desde 1780. Lisboa, Terramar, 1998.