Programa do curso de educação patrimonial no curso de História da UFPE
Ementa:
Analisar o patrimônio como um fenômeno histórico, interligado aos debates sobre
memória e história, bem como a que serve uma educação patrimonial.
Conteúdo
programático
I
Presentismo e Patrimônio: Questões
II
Patrimônio e Concepções de História
III
Educação Patrimonial: subsídios para a prática.
DATA
|
CH
|
CONTEÚDO
|
08/03
|
03
|
Apresentação do programa; discussão
historiográfica e organização dos trabalhos.
|
15/03
|
06
|
Memória e História. A invenção patrimonial.
GAGNEBIN. Lembrar,
escrever, esquecer. Capítulos: Verdade e Memória do Passado; Memória,
História, Testemunho; O que significa elaborar o passado?
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Capítulo
1. Passados presentes: mídia, política, amnésia.
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI Marta Gouveia
de Oliveira. História pública: entre as “políticas públicas” e os “públicos
da história”
|
22/03
|
09
|
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Patrimônio como
categoria de pensamento in: ABREU, R.; CHAGAS, M. Memória e Patrimônio.
HEYMANN, Luciana. O"devoir de
mémoire" na França contemporânea : entre a memória, história, legislação
e direitos.
|
29/03
|
12
|
Aula de campo – O patrimônio cultural no bairro
da Vázea
|
05/04
|
15
|
HARTOG, François. Tempo e Patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, vol.
22, nº 36: p.261-273, Jul/Dez 2006.
NORA, Pierre. Entre memória e historia: a
problemática dos lugares. Projeto
História, São Paulo, v. 10. dez. 1993. p. 7-28
|
12/04
|
18
|
História do Patrimônio.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio.
|
19/04
|
21
|
Aula de Campo. Entrevista com morador da Várzea
|
26/04
|
24
|
História do Patrimônio no Brasil
Fonseca, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo.
|
10/05
|
27
|
Políticas públicas de patrimônio imaterial no
Brasil contemporâneo.
FONSECA, Maria Ceília Londres. Referências
culturais: bases para novas políticas de patrimônio. In: Políticas
IPHAN. Os sambas, as rodas, os bumbas, os meus e
os bois (patrimônio imaterial)
|
17/05
|
30
|
Aula de Campo: Ensino de História e Patrimônio. Visita
ao museu de Ricardo Brennant.
SANTOS, Myrian S. Museu imperial; HORTA, Maria de
Lourdes Parreira. Museu Imperial;
|
24/05
|
33
|
Cidade e Patrimônio.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Os museus e a
cidade
CERTEAU, M. Andando na cidade
|
31/05
|
36
|
Inventário da Vázea
|
07/06
|
39
|
Inventário da Várzea
|
14/06
|
42
|
Inventário da Várzea
|
21/06
|
45
|
Apresentação do inventário realizado em seminário
público.
|
A
avaliação será constituída de três notas:
1. Conjunto
das resenhas feitas (5 resenhas por dupla) e que devem ser postadas no grupo do
facebook: Educação Patrimonial História UFPE
2. Relatórios
das aulas de campo.
Inventário Cultural a ser
feito em grupo, de acordo com orientação do IPHAN
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABREU,
Regina; CHAGAS, Mário de Souza; SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museus, coleções e patrimônios: narrativas
polifônicas. Rio de Janeiro, Garamond/IPHAN, 2007.
ABREU,
Regina; CHAGAS, Mario (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos.
Rio de Janeiro: D&A, 2003.
ALMEIDA,
Juniele Rabêlo de; ROVAI Marta Gouveia de Oliveira. História pública: entre as
“políticas públicas” e os “públicos da história” Anais do XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH. Natal, 22 a
26 de julho de 2013. Diponível: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364156201_ARQUIVO_TextoFinal_ANPUHNATAL_HistoriaPublica_2013.pdf
ALMEIDA,
Marco Antonio & PAOLI, Maria Celia. “Memória, cidadania e cultura popular”.
In: Revista do Instituto Histórico e Artístico Nacional. Brasília: IPHAN, n.
24, 1996.
ARANTES,
Antonio Augusto. Produzindo o nosso
passado: estratégias e construção do patrimônio cultural. São Paulo:
Brasiliense, 1984.
BO,
João Batista Lanari. Proteção do Patrimônio na UNESCO: ações e significados.
Brasília: UNESCO, 2003.
CANANI,
Aline Sapiezinskas Krás Borges. “Herança, Sacralidade e Poder: sobre as
diferentes categorias do patrimônio histórico e cultural no Brasil”. In:
Horizontes Antropológicos. Porto Alegre: UFRGS, ano 11, n. 23, janeiro-junho de
2005. pp. 163-175.
CERTEAU,
Michel. Andando na cidade. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional, n.º 23, 1994.
CERTEAU,
Michel. Andando na cidade. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional, n.º 23, 1994.
CHOAY,
Françoise. A alegoria do patrimônio.
São Paulo, Editora da UNESP, 2001.
CHUVA,
Márcia. A Invenção do Patrimônio: continuidade e ruptura na constituição de uma
política de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: IPHAN, 1995.
CHUVA,
Márcia. Os arquitetos da memória. Sociogênese das práticas de preservação do
patrimônio cultural no Brasil (1930-1940). Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2009.
FALCÃO,
Joaquim Arruda. “Política cultural e democracia: a preservação do patrimônio
histórico e artístico nacional”. In: MICELI, Sérgio (org.). Estado e cultura no
Brasil. São Paulo: Difel, 1984.
FERNANDES,
José Ricardo Oriá. “Educação Patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa
para o ensino de história”. In: Revista Brasileira de História. São Paulo:
ANPUH. v. 13, n. 25/26, 1993. pp. 265-275. ______. “Ensino de História e
diversidade cultural: desafios e possibilidades”. In: Cadernos CEDES. Campinas:
CEDES, vol. 25, n. 67, setembro/dez. de 2005. pp. 378-388.
FONSECA,
Maria Cecília Londres. O patrimônio em
processo.Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2009.
FONSECA,
Maria Cecília Londres. Referências culturais: bases para novas políticas de
patrimônio. In: Políticas
FUNARI,
Pedro Paulo & PELEGRIN, Sandra de Cássia Araujo. O que é Patrimônio
Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008. ______ & PINSK, Jaime
(org.). Turismo e Patrimônio Cultural. 4º ed. (rev. e amp.) São Paulo:
Contexto, 2005.
GAGNEBIN,
Jeanne-Marie. Lembrar escrever esquecer.
São Paulo: Editora 34, 2006.
GONÇALVES,
José Reginaldo Santos. A retórica da
perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Ed.
UFRJ, 2002.
HALBWACHS,
Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
HEYMANN,
Luciana. O"devoir de mémoire" na França contemporânea : entre a
memória, história, legislação e direitos. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006. 27f.
HUYSSEN,
Andreas. Seduzidos pela memória:
arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2002.
LEMOS,
Carlos. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense, 1982.
LORETTO.
Rosane Piccolo. Paraíso e Martírios:
Histórias de destruição de artefatos urbanos e arquitetônicos no Recife.
Recife, Ed. UFPE, 2008.
MAGALHÃES,
Aloísio. E triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil. 2º ed. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Roberto Marinho, 1997.
MENEZES,
Ulpiano Bezerra. A paisagem como fato cultural.
NOGUEIRA.
Antônio Gilberto Ramos. Por um inventário
dos sentidos. Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário.
São Paulo, HUCITEC, 2005.
NORA,
Pierre. “Entre memória e história: a problemática dos lugares”. In: Projeto
História. São Paulo: PUC-SP. n. 10, 1993.
POLLAK,
Michael. “Memória, Esquecimento, Silêncio”. In: Estudos Históricos. Rio de
Janeiro: FGV, v.2, nº 3, 1989.
POLLAK,
Michel. Memória e identidade social. Estudos
históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212
POULOT,
Dominique. Uma história do patrimônio no
Ocidente. São Paulo: Estação Liberdade, 2009
RIBEIRO,
Wagner Costa & ZANIRATO, Silvia Helena. “Patrimônio Cultural: a percepção
da natureza como um bem não renovável”. In: Revista Brasileira de História. São
Paulo: ANPUH. v. 26, n. 51, 2006. pp. 251-262.
RIEGL,
Alois. O culto moderno dos monumentos:
sua essência e sua gênese. Goiânia, Ed. da UCG, 2006.
ROUSSO,
Henry. “A memória não é mais o que era”. In: FERREIRA, Marieta de Moraes &
AMADO, Janaína. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SARLO,
Beatriz. Tiempo pasado: cultura de la
memoriay giro subjetivo: una discussion. Buenos Aires, Siglo Veintiuno, 2005.
SARLO,
Beatriz. Tempo presente.Notas sobre a
mudança de uma cultura. Rio de Janeiro, Jose Olympio, 2005.
SILVA,
Zélia Lopes da (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e
perspectivas. São Paulo. UNESP; FAPESP, 1999.
sociais: acompanhamento e análise, 2012. Disponível
em: .
UNESCO.
Convenção sobre a proteção do patrimônio mundial. Paris, 1972.
UNESCO.
Recomendações sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular. Paris,
1989.
VARINE,
Hugues de. As raízes do futuro. O
patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre, Medianiz, 2013
Educação
Patrimonial.
A
construção de políticas patrimoniais: ações preservacionistas de Londrina,
Região Norte do Paraná e Sul do país / organizadores Elisa Roberta Zanon,
Patrícia Martins Castelo Branco, Leandro Henrique Magalhães. - Londrina:
EdUniFil, 2009.
BRANDÃO,
Carlos Rodrigues et al. O difícil espelho: limites e possibilidades de
uma experiência de cultura e educação. Rio de Janeiro: Iphan, 1996.
BRAYNER,
Natália Guerra. Patrimônio cultural imaterial: para saber mais. Brasília, DF:
IPHAN, 2007.
Educação Patrimonial : histórico,
conceitos e processos /texto de Sônia Rampim Florêncio, Pedro
Clerot, Juliana Bezerra e Rodrigo Ramassote. 2. ed. rev. ampl. – Brasília, DF :
Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014.
Educação, reflexões e práticas. https://issuu.com/daniellalira/docs/caderno_tem_tico_02_-_baixa_resolu__o?e=3130975/2614472
FARIA,
Ana Beatriz Goulart de. Cadernos pedagógicos: territórios educativos
para a educação integral: a reinvenção pedagógica dos espaços e tempos da
escola e da cidade. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
FLORÊNCIO,
Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: um processo de mediação. In:
TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial: reflexões e
práticas. João Pessoa: Iphan-PB, 2012.(Caderno Temático 2).
HORTA,
Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia
básico de Educação Patrimonial. Brasília: Iphan, Museu Imperial, 1999.
MORIN,
Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:
Cortez; Brasília: Unesco, 2005.
REVISTAS:
Revista do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional.
Revista Patrimônio e Memória. UNESP – Assis.
Revista Museologia e Patrimônio
Sites e blogs:
Educação Patrimonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário