segunda-feira, 7 de março de 2016

Educação Patrimonial

Programa do curso de educação patrimonial no curso de História da UFPE


Ementa: Analisar o patrimônio como um fenômeno histórico, interligado aos debates sobre memória e história, bem como a que serve uma educação patrimonial.

Conteúdo programático
I Presentismo e Patrimônio: Questões
II Patrimônio e Concepções de História
III Educação Patrimonial: subsídios para a prática.

DATA
CH
CONTEÚDO
08/03
03
Apresentação do programa; discussão historiográfica e organização dos trabalhos.
15/03
06
Memória e História. A invenção patrimonial.
GAGNEBIN. Lembrar, escrever, esquecer. Capítulos: Verdade e Memória do Passado; Memória, História, Testemunho; O que significa elaborar o passado?
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Capítulo 1. Passados presentes: mídia, política, amnésia.
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI Marta Gouveia de Oliveira. História pública: entre as “políticas públicas” e os “públicos da história”
22/03
09
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Patrimônio como categoria de pensamento in: ABREU, R.; CHAGAS, M. Memória e Patrimônio.
HEYMANN, Luciana. O"devoir de mémoire" na França contemporânea : entre a memória, história, legislação e direitos.
29/03
12
Aula de campo – O patrimônio cultural no bairro da Vázea
05/04
15
HARTOG, François. Tempo e Patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, vol. 22, nº 36: p.261-273, Jul/Dez 2006.
NORA, Pierre. Entre memória e historia: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10. dez. 1993. p. 7-28
12/04
18
História do Patrimônio.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio.
19/04
21
Aula de Campo. Entrevista com morador da Várzea
26/04
24
História do Patrimônio no Brasil
Fonseca, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo.
10/05
27
Políticas públicas de patrimônio imaterial no Brasil contemporâneo.
FONSECA, Maria Ceília Londres. Referências culturais: bases para novas políticas de patrimônio. In: Políticas
IPHAN. Os sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois (patrimônio imaterial)
17/05
30
Aula de Campo: Ensino de História e Patrimônio. Visita ao museu de Ricardo Brennant.
SANTOS, Myrian S. Museu imperial; HORTA, Maria de Lourdes Parreira. Museu Imperial;
24/05
33
Cidade e Patrimônio.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Os museus e a cidade
CERTEAU, M. Andando na cidade
31/05
36
Inventário da Vázea
07/06
39
Inventário da Várzea
14/06
42
Inventário da Várzea
21/06
45
Apresentação do inventário realizado em seminário público.

A avaliação será constituída de três notas:
1.       Conjunto das resenhas feitas (5 resenhas por dupla) e que devem ser postadas no grupo do facebook: Educação Patrimonial História UFPE
2.       Relatórios das aulas de campo.
Inventário Cultural a ser feito em grupo, de acordo com orientação do IPHAN


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário de Souza; SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museus, coleções e patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro, Garamond/IPHAN, 2007.
ABREU, Regina; CHAGAS, Mario (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: D&A, 2003.
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI Marta Gouveia de Oliveira. História pública: entre as “políticas públicas” e os “públicos da história” Anais do XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH. Natal, 22 a 26 de julho de 2013. Diponível: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364156201_ARQUIVO_TextoFinal_ANPUHNATAL_HistoriaPublica_2013.pdf
ALMEIDA, Marco Antonio & PAOLI, Maria Celia. “Memória, cidadania e cultura popular”. In: Revista do Instituto Histórico e Artístico Nacional. Brasília: IPHAN, n. 24, 1996.
ARANTES, Antonio Augusto. Produzindo o nosso passado: estratégias e construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BO, João Batista Lanari. Proteção do Patrimônio na UNESCO: ações e significados. Brasília: UNESCO, 2003.
CANANI, Aline Sapiezinskas Krás Borges. “Herança, Sacralidade e Poder: sobre as diferentes categorias do patrimônio histórico e cultural no Brasil”. In: Horizontes Antropológicos. Porto Alegre: UFRGS, ano 11, n. 23, janeiro-junho de 2005. pp. 163-175.
CERTEAU, Michel. Andando na cidade. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n.º 23, 1994.
CERTEAU, Michel. Andando na cidade. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n.º 23, 1994.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo, Editora da UNESP, 2001.
CHUVA, Márcia. A Invenção do Patrimônio: continuidade e ruptura na constituição de uma política de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: IPHAN, 1995.
CHUVA, Márcia. Os arquitetos da memória. Sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (1930-1940). Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2009.
FALCÃO, Joaquim Arruda. “Política cultural e democracia: a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional”. In: MICELI, Sérgio (org.). Estado e cultura no Brasil. São Paulo: Difel, 1984.
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FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo.Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2009.
FONSECA, Maria Cecília Londres. Referências culturais: bases para novas políticas de patrimônio. In: Políticas
FUNARI, Pedro Paulo & PELEGRIN, Sandra de Cássia Araujo. O que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008. ______ & PINSK, Jaime (org.). Turismo e Patrimônio Cultural. 4º ed. (rev. e amp.) São Paulo: Contexto, 2005.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ,  2002.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
HEYMANN, Luciana. O"devoir de mémoire" na França contemporânea : entre a memória, história, legislação e direitos. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006. 27f.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2002.
LEMOS, Carlos. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense, 1982.
LORETTO. Rosane Piccolo. Paraíso e Martírios: Histórias de destruição de artefatos urbanos e arquitetônicos no Recife. Recife, Ed. UFPE, 2008.
MAGALHÃES, Aloísio. E triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil. 2º ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Roberto Marinho, 1997.
MENEZES, Ulpiano Bezerra. A paisagem como fato cultural.
NOGUEIRA. Antônio Gilberto Ramos. Por um inventário dos sentidos. Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. São Paulo, HUCITEC, 2005.
NORA, Pierre. “Entre memória e história: a problemática dos lugares”. In: Projeto História. São Paulo: PUC-SP. n. 10, 1993.
POLLAK, Michael. “Memória, Esquecimento, Silêncio”. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FGV, v.2, nº 3, 1989.
POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212
POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente. São Paulo: Estação Liberdade, 2009
RIBEIRO, Wagner Costa & ZANIRATO, Silvia Helena. “Patrimônio Cultural: a percepção da natureza como um bem não renovável”. In: Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH. v. 26, n. 51, 2006. pp. 251-262.
RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Goiânia, Ed. da UCG, 2006.
ROUSSO, Henry. “A memória não é mais o que era”. In: FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janaína. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SARLO, Beatriz. Tiempo pasado: cultura de la memoriay giro subjetivo: una discussion. Buenos Aires, Siglo Veintiuno, 2005.
SARLO, Beatriz. Tempo presente.Notas sobre a mudança de uma cultura. Rio de Janeiro, Jose Olympio, 2005.
SILVA, Zélia Lopes da (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo. UNESP; FAPESP, 1999.
sociais: acompanhamento e análise, 2012. Disponível em: .
UNESCO. Convenção sobre a proteção do patrimônio mundial. Paris, 1972.
UNESCO. Recomendações sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular. Paris, 1989.
VARINE, Hugues de. As raízes do futuro. O patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre, Medianiz, 2013

Educação Patrimonial.

A construção de políticas patrimoniais: ações preservacionistas de Londrina, Região Norte do Paraná e Sul do país / organizadores Elisa Roberta Zanon, Patrícia Martins Castelo Branco, Leandro Henrique Magalhães. - Londrina: EdUniFil, 2009.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues et al. O difícil espelho: limites e possibilidades de uma experiência de cultura e educação. Rio de Janeiro: Iphan, 1996.
BRAYNER, Natália Guerra. Patrimônio cultural imaterial: para saber mais. Brasília, DF: IPHAN, 2007.
Educação Patrimonial : histórico, conceitos e processos /texto de Sônia Rampim Florêncio, Pedro Clerot, Juliana Bezerra e Rodrigo Ramassote. 2. ed. rev. ampl. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014.
FARIA, Ana Beatriz Goulart de. Cadernos pedagógicos: territórios educativos para a educação integral: a reinvenção pedagógica dos espaços e tempos da escola e da cidade. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: um processo de mediação. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Iphan-PB, 2012.(Caderno Temático 2).
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: Iphan, Museu Imperial, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2005.

REVISTAS:
Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Revista Patrimônio e Memória. UNESP – Assis.

Revista Museologia e Patrimônio

Sites e blogs:
Educação Patrimonial.



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